Quero Casa Imóveis - Produtos, ofertas, notícias

Novidades

Vantagens do Consórcio de Automóvel

18 dias atrás

Fazer um consórcio atualmente é uma ótima forma de adquirir aquele carro dos sonhos, porém, muita gente ainda fica com o pé atrás na hora de tentar algo assim, seja por falta de conhecimento ou por medo de perder tudo.

Com esse pequeno texto, vamos entender o passo a passo de como funciona um financiamento por consórcio, e quais as vantagens que ele tem sobre os financiamentos bancários.

Como funciona?

Em um consórcio, o comprador fará um investimento que funciona como um título de capitalização, ou seja, durante meses ou anos, ele irá pagar uma determinada parcela. Se durante esse período ele for contemplado pelo sorteio, poderá retirar seu veículo e continuar pagando as parcelas normalmente. Porém caso a contemplação não aconteça, ele poderá retirar seu automóvel logo após o consórcio terminar.

Existem três formas de comprar seu carro através do consórcio, são elas:

Ganhar algum sorteio mensal: Desta forma, pode-se adquirir o carro em qualquer mês depois que começar a pagar as parcelas. Pode demorar um mês, ou dez anos, neste caso, a aquisição é definida pela sorte.

Fazer algum lance: Durante o pagamento das parcelas você pode dar um lance em um carro, e esse valor é descontado depois. Se alguém não der um lance maior que o seu, poderá adquirir o veículo, caso contrário, poderá tentar no próximo mês.

Ao final do consórcio: Se você não ganhar nenhum sorteio, e não der nenhum lance, você irá adquirir o carro ao término do consórcio, uma vez pagando todas as parcelas.

Ou seja, não é uma “furada”, como muitas pessoas costumam imaginar. É um investimento, para quem não tem condição financeira para fazer o pagamento à vista, ou depender de um financiamento bancário.

E não tem como perder todo o investimento no consórcio, pois de uma forma ou de outra, o prêmio será dado no final do pagamento das parcelas. Além disso, todo o processo é documentado.

Financiamento bancário

O financiamento através do banco é um recurso para poucos, já que esse método possui algumas desvantagens, como:

Os juros acumulativos que chegam a deixar o automóvel até duas vezes mais caro que o preço original;

A impossibilidade de conseguir parcelar outros produtos, já que o preço de cada parcela é muito elevado;

Não conseguir fazer empréstimos com o banco, por já possuir uma divida nele.

Financiamento de consórcio

O financiamento de consórcio, assim como o bancário, também possui algumas desvantagens, mas elas não pesam tanto no bolso se comparadas com os juros abusivos impostos pelo banco.

A desvantagem deste método de financiamento é em questão de demorar a receber o carro, mesmo efetuando o pagamento das parcelas, e ao menos que ganhe algum sorteio mensal, não há como ter o carro antes de terminar de pagar suas prestações.

Claro que tudo deve ser pensado cuidadosamente, para que não tenha nenhum arrependimento futuro, já que nos dois casos há prós e os contras que pesam muito na hora da decisão de qual é o mais vantajoso para você, ter o seu automóvel imediatamente ou poupar sua carteira de gastos desnecessários.

Mais Informações aqui!