Shopping Imóveis Itapema - Produtos, ofertas, notícias

Novidades

Entenda o sucesso do mercado imobiliário em Itapema

3 meses atrás

Itapema a cada dia tem se tornado uma das cidades mais bonitas de Santa Catarina. O desenvolvimento trazido pelo mercado imobiliário tem unido a beleza natural das suas praias com o melhor da vida urbana.

Hoje em dia, muitas pessoas têm essa cidade como referência na hora de escolher seu destino na temporada de verão ou no momento de comprar um apartamento para as férias  ou finais de semana. Com isso, o mercado imobiliário tem oferecido diversos empreendimentos, desde apartamentos mais básicos até opções requintadas em condomínios de luxo.

Assim, Itapema tem atraído pessoas em busca de uma opção de lazer ou de um investimento seguro em um imóvel. Todos esses fatores a tornam uma das cidades que mais crescem em Santa Catarina.

Se você quer entender o grande sucesso de Itapema, este post é para você! Vamos apresentar as grandes belezas e possibilidades dessa promissora cidade do Litoral Norte do Estado de Santa Catarina, na famosa rota turística “Costa Verde e Mar”:

A história de Itapema

Antes mesmo da colonização do Brasil, Itapema era povoada pelos povos indígenas da tribo Carijós desde o ano 1000. Eles continuaram a habitar essa terra até a chegada dos colonizadores portugueses, que se estabeleceram na Capitania São Vicente. O nome de Itapema é uma junção de duas palavras na língua tupi-guarani: ita significa pedra, e pema, gavião ou ave.

Depois, os índios foram escravizados e dizimados pelos recém-chegados e sua população praticamente não deixou traços no local. A região cresceu pouco até o século XVIII, quando recebeu uma massiva leva de povoadores açorianos.

Assim foi fundada a freguesia de Porto Belo — em referência às exuberantes praias da região. Somente em 13 de outubro de 1832 a freguesia ganha o status de vila e se torna uma unidade do Império Brasileiro.

A região de Porto Belo, a partir de 1830, começa a se subdividir em arraiais. Um deles ganha destaque, o chamado Arraial Tapera. Em 1912, os moradores então peticionam para a administração local alterar o nome de Tapera para Itapema (. Porém, levaria mais 50 anos para Itapema ser alçada ao status de cidade, em 1962.

Enfim, em 1980, as praias e a bela paisagem são descobertas pelo setor habitacional brasileiro, causando uma rápida e forte expansão. Desde então, o crescimento econômico avançou em passos largos.

Com isso, Itapema se tornou um dos grandes destinos do sul do país. A aceleração acentuada do crescimento levou a uma rápida modernização, que oferece aos moradores os melhores serviços disponíveis no país.

 

As praias de Itapema

Itapema é conhecida principalmente por suas praias, que têm características muito distintas e podem encantar tanto os turistas quantos os próprios moradores:

Meia Praia e seu Famoso Parque linear (Calçadão de Meia Praia)

Meia Praia

Não importa a hora do dia: a Meia Praia é a mais visitada de Itapema. Com uma orla de quase 5km, a praia possui um maravilhoso parque linear, o famoso Calçadão de Meia Praia, com ciclovia, chuveiros, banheiros públicos, lojas e shoppings. Além disso, a rede imobiliária da região é completa e tem opções para todos.

E quem gosta de vida noturna também pode aproveitar a Meia Praia! Durante a noite, tanto moradores quanto turistas se encontram para curtir um barzinho. De dia, a praia ainda possui águas tranquilas para o banho.

Ao seu lado, é possível encontrar moradoras típicas do local: as capivaras. Na Avenida Nereu Ramos, elas têm um local só para elas: a Reserva Ambiental Municipal Parque das Capivaras, com seus 42 mil m², entrada gratuita e cerca de 30 animais.

Além de ser a maior e mais bela praia de Itapema, a Meia Praia acabou se transformando no bairro principal da cidade. O crescimento da indústria civil impulsionou um grande desenvolvimento, substituindo o centro da cidade como referência em serviços.

Praia grossa

Uma das grandes atrações da cidade, a Praia Grossa é reconhecida pela largura da faixa de areia dos seus 563 metros de praia. Ela é circundada por uma área intocada de Mata Atlântica, que fascina o visitante com a exuberância da união entre o azul do mar e o verde da mata.

Assim, tornou-se o destino favorito de aventureiros, que buscam aliar as idas às praias aos passeio de trekking, as famosas trilhas por destinos inexplorados. Outro esporte muito comum na região é o surfe, pois há ondas maravilhosas tanto para iniciantes quanto para os mais experientes.

Praia do Centro

É um dos pontos favoritos dos moradores e dos visitantes da região durante o verão. Por ser uma praia em área urbanizada, ela une a comodidade dos serviços comerciais com a beleza natural da praia. Em seu um quilômetro e meio de extensão, há diversos hotéis, pousadas, restaurantes, centros de lazer e bares badalados.

Se não bastasse tudo isso, a própria praia é incrível, com areia fina e água cristalina. Por esses motivos, é frequentada desde as primeiras horas do dia por praticantes de esporte até a noite pelos baladeiros.

Com isso, o metro quadrado da região tem atingido valores elevados e pode ser uma ótima fonte de investimento para quem procura alto retorno.

Praia da Ilhota

Essa praia foi inicialmente conhecida por ser um excelente reduto de surfistas, que procuravam a tranquilidade de um local fora das rotas de turismo. Com o tempo, porém, comerciantes perceberam o enorme potencial do local para abrigar hotéis e restaurantes.

Assim, tornou-se o grande reduto gastronômico da região, com maravilhosos restaurantes de frutos do mar e de culinária local. A tranquilidade também atraiu um grande resort, que conta com uma infraestrutura internacional para quem quer relaxar e também aproveitar o verão.

Os surfistas ainda podem ser vistos na Ilhota, pois ela ainda mantém intacta a sua beleza natural com águas cristalinas e agitadas aliadas à vegetação nativa.

Canto da Praia

O Canto da Praia é o lugar ideal para quem gosta de um mar calmo e sem turbulências. Com um maravilhoso trapiche de 72 metros de comprimento, o local é enfeitado por diversos barcos de pesca. A praia é um reduto de pescadores, que, lá, atracam seus barcos.

Assim, os restaurantes locais contam com o que há de melhor do mar e oferecem pratos com alimentos fresquíssimos.

Durante o verão, o Canto da Praia é o principal local de onde partem passeios a barco. É aí, então, que o cenário muda: o trapiche se ilumina com luzes especiais e toda a cidade fica com um clima pesqueiro.

Praia do Cabeço

Pouco explorada pelos turistas, a Praia do Cabeço é rodeada por mata nativa. Justamente por isso, ela se mantém um tanto selvagem e recebe poucos visitantes que vão de uma maior aventura ao ar livre em contato com a flora e a fauna local.

Sua faixa de areia é estreita, cheia de conchas e areia grossa (talvez seja a razão de ainda ser tão inóspita por turistas). O mar é transparente e azulado, entremeado com uma faixa de pedras. Por esse cenário exuberante, a praia se tornou um lugar para quem quer renovar as energias e se conectar com o lado espiritual.

Ao contrário das outras praias, ela não conta com serviços muito avançados. Por isso, o visitante terá que levar o que comer e beber. A fiscalização local também é muito rigorosa em relação ao lixo. Por isso, leve uma sacola e se mantenha vigilante com o que joga no chão.

Praia da Mata de Camboriú

A Praia da Mata de Camboriú, também conhecida como Costão, é considerada um cartão-postal de Itapema. O apelido se deve ao fato da praia ser cercada por paredões de pedra, por onde é possível caminhar para obter uma linda vista panorâmica de Itapema.

Por isso, a praia é rica em conchinhas, o que atrai os visitantes que as colecionam ou desejam levar uma lembrancinha do local. A vegetação da região é mata intocada e nativa, abrigando diversas espécies de animais.

Além disso, o local é agitado por alguns bares e restaurantes que servem os melhores frutos do mar da região, além de deliciosos drinks e bebidas. O local é de fácil acesso, com entrada logo após a Polícia Rodoviária Federal de Itapema, sentido norte e o transporte é feito de carro.

Além das atrações de praia, Itapema ainda oferece:

Artesanato

Há vários ateliês e lojas de artesanato ao redor das suas praias. Por determinação da prefeitura, muitos produtos são feitos por artistas locais, com peças de cerâmica maravilhosas.

Festas típicas

O destaque é o aniversário da cidade, que muda todo o clima. Toda Santa Catarina vem conferir as atrações musicais, as apresentações folclóricas e a feira de artesanato. A população da cidade praticamente triplica!

Eventos esportivos

Na capital dos ultraleves, é claro, tem o Encontro de Ultraleves de Itapema, quando gente de todo o Brasil e também do Mercosul, vem participar com seus diferentes modelos de pequenos aviões para desfilar nos ares. Há atrações como paraquedismo, aeromodelismo e exposição de aeronaves.

 

Mercado Imobiliário de Luxo em Itapema

O mercado de luxo de Itapema

Um ótimo indicador da possibilidade de sucesso de um local para o público AAA é o número de celebridades que compram um imóvel no local. Aconselhados pelos melhores analistas de investimento imobiliário, os famosos compram imóveis em locais que combinam uma ótima perspectiva de valorização com as vantagens de um excelente local para as férias.

Assim, eles podem usufruir das residências por muito tempo e ainda terão um alto retorno quando desejarem vendê-las. É um negócio no qual eles sempre saem ganhando.

Não é à toa que a estrela do futebol Neymar comprou um empreendimento na região. Ele se soma, agora, à lista de proprietários-celebridades que veraneiam na região, encabeçada também por Ratinho e Alexandre Pires.

Itapema a cada dia tem se tornado uma das cidades mais bonitas de Santa Catarina. O desenvolvimento gerado pelo mercado imobiliário e pelo turismo tem aliado a beleza natural das suas praias com o melhor da vida urbana com bons serviços, opções de lazer e praticidade.

Hoje em dia, não há ninguém que não tenha essa cidade como referência na hora de escolher seu destino de férias ou no momento de comprar uma casa de praia para passar as férias.

Números do mercado de luxo de Itapema

As belezas naturais e a infraestrutura têm atraído fortemente o público com o mais alto poder aquisitivo. Por isso, o Sindicato das Indústrias de Construção Civil de Itapema realizou, em janeiro de 2016, uma análise da oferta de apartamentos na cidade e encontrou resultados bastante promissores.

Com números inéditos no mercado brasileiro, 70% do total de empreendimentos imobiliários disponíveis são produtos cujo valor supera 700 mil reais. Dentro desses 70%, os valores impressionam ainda mais:

  • 41% são ofertas de padrão elevado, com valores entre 700 mil e 1 milhão de reais;
  • 19% são de padrão luxo, custando entre 1 e 2 milhões de reais;
  • 10% estão dentro do padrão super luxo, superando a faixa de 2 milhões reais.

Além disso, os imóveis para o público AAA ainda são disputadíssimos. A disponibilidade de venda dos 12 empreendimentos categorizados como super luxo é de apenas 10%!! Há apenas 57 unidades das 383 que foram lançadas em 2015!

O padrão elevado também tem taxas excelentes de disponibilidade, mas ainda maiores do que o segmento de super luxo. Das 1.450 unidades com ticket médio entre 700 mil e 1 milhão de reais postas à venda em 2015, apenas 32% ainda está disponível.

Mesmo em comparação com grandes capitais, esse número é impressionante. Certamente não há destino de férias com uma adesão tão expressiva.

Outro fator que demonstra a elevada procura por imóveis de altíssimo padrão é a baixa disponibilidade de produtos com mais de 4 dormitórios. Enquanto, na maioria das cidades, esses empreendimentos correm o risco de ociosidade, a taxa de disponibilidade em Itapema é de apenas 15%. Até o momento do estudo, restavam apenas 208 unidades nessa categoria.

Em um contraste muito grande, estão os empreendimentos de 2 dormitórios e de padrão médio, cuja disponibilidade atual é de 418 unidades, com uma taxa de 46%. Isso demonstra uma clara preferência do público por residências maiores e com o mais alto padrão.

Por isso, o preço médio dos apartamentos à venda em Itapema está acima de 1 milhão de reais para 152 metros quadrados de área construída. No caso dos apartamentos de 4 quartos, a média de preço gira em torno dos 1,8 milhão de reais para áreas privativas de 222 metros quadrados. Com esses valores, o preço do metro quadrado no município flutua entre 3.500 reais a 14.500 reais.

O sucesso do mercado imobiliário na região

2015 foi um ano muito difícil para a indústria civil. Em meio à desaceleração da economia e à desconfiança no setor gerada pela Operação Lava-jato, o setor desaqueceu bastante. Com isso, o investimento caiu razoavelmente devido a taxas de retorno de investimento inferiores à inflação.

No entanto, no caso de Itapema, o mercado continuou em franco crescimento. De acordo com o ranking do Guia de Imóveis da Exame, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou que somente 6 cidades no Brasil tiveram empreendimentos valorizados acima da inflação. Itapema foi uma delas: a valorização média foi de 11,5%!

Desses 159 municípios pesquisados, Itapema figurou em quinto lugar como o melhor investimento do mercado imobiliário brasileiro e o primeiro lugar dentro do estado de Santa Catarina.

De acordo com um estudo realizado pela BRAIN (Bureau de Inteligência Corporativa), 30 novos produtos de construção vertical foram lançados até o terceiro trimestre de 2015. Com isso, somam-se mais 724 unidades no disputado mercado imobiliário da região. Estima-se que o setor faturou 420 milhões em VGV (valor geral de vendas).

Além disso, dados da prefeitura de Itapema mostram ainda que, desde 2012, a região tem apresentado cerca de 850% de crescimento anual. Parte desses números expressivos se deve aos fatores a seguir:

  • o mercado imobiliário do município vizinho, Balneário Camboriú, está se esgotando, e os preços se tornaram pouco competitivos. Enquanto o metro quadrado médio em Balneário Camboriú custa 8.000 reais em média, Itapema oferece por 4.000 reais;
  • por ter sido uma cidade com o crescimento mais controlado, ainda conserva vários recursos naturais, tornando-se atrativa para o ecoturismo;
  • alia a tranquilidade das cidades médias com serviços de qualidade superior;
  • tem uma das praias mais bonitas do Brasil e um clima ameno para quem deseja fugir dos destinos superlotados.

Mais motivos para investir em Itapema

Motivos para investir em Itapema

Itapema é um ótimo investimento por diversos fatores. Por ser uma região relativamente nova no mercado imobiliário, ela não sofreu a grande especulação dos anos 1990 e 2000. Isso dá uma garantia muito grande para o seu investimento, pois garante que o crescimento de Itapema é sólido em vez de ser fruto de especulação financeira.

Além disso, é um destino deslumbrante para as férias e os feriados. Se você comprar uma casa de veraneio para passar as férias, sua satisfação será imensa. Caso decida se desfazer do empreendimento no futuro, as taxas de retorno ainda serão bem atrativas.

Como um investimento, o mercado imobiliário de Itapema também é uma opção imperdível. Atualmente, os destinos tradicionais estão sofrendo uma queda acentuada no valor, pois eles ultrapassaram o preço de equilíbrio da oferta e da demanda. Itapema, por outro lado, ainda mantém preços competitivos.

Somado a isso, o baixo custo dos terrenos têm permitido empreendimentos muito inovadores. Muitos arquitetos da região dirão a você: caso queira um apartamento tradicional de veraneio, há as cidade de Camboriú ou Florianópolis.

Porém, se você deseja uma casa arrojada e interessante, vá para Itapema. Lá tem sido o foco da inovação da indústria da construção civil brasileira. Mas ainda há alguns outros motivos, que você não pode deixar de conferir

Investir no mercado de imóveis de Itapema é seguro

Quando falamos de investimentos seguros, há dois deles que sempre ressaltam: o ouro e os imóveis. Excetuando-se os casos de especulação imobiliária criminosa, eles jamais perdem seu valor e podem ser facilmente vendidos logo após ou anos depois das compras.

Também não podemos deixar de citar a segurança de ter um patrimônio físico e imóvel (no sentido jurídico), o que reduz significativamente as chances de perda da propriedade para criminosos.

Outro grande benefício é o fato de ser um negócio que transcende as gerações. Quem tem ou deseja constituir uma família, precisa ter a garantia de um imóvel para ter uma fonte de renda que ajude na criação dos filhos, pois os negócios imobiliários (aluguel e venda) têm uma excelente saída.

No caso de Itapema, então, o mercado ficará aquecido por décadas. Afinal, mesmo em tempos de crise econômica, os empreendimentos tiveram um crescimento que supera a inflação do período. Quase nenhum outro investimento pode se gabar dessa característica.

Ótimas chances de rentabilidade

Vários moradores têm tido o mesmo relato: compraram um imóvel em Itapema por um preço modesto há alguns anos e, hoje, estão tendo um lucro que pode ultrapassar 200%. O quanto antes você empreender nesse mercado, maiores serão suas taxas de lucro. Ainda há possibilidades de ganho de 100% a 150%. Porém, se você investir daqui a 10 a 20 anos, o lucro será bem mais modesto.

Por isso, não tenha medo: procure um corretor de imóveis ou uma empresa de confiança e peça a recomendação de um bom investimento imobiliário em Itapema. Como dissemos, em 2015, a valorização anual foi de 11,5%.

Quando a crise passar, certamente esse valores vão aumentar. Se continuarem estáveis, você terá um lucro de 72% em 5 anos e de 196% nos próximos 10 anos. É um investimento mais seguro e possivelmente mais rentável do que muitos papeis da bolsa de valores.

Aproveite o momento atual para investir

Na melhor das hipóteses, o mercado brasileiro continuará desaquecido até 2018, quando a estabilidade de novas eleições trará segurança para os investidores mais temerosos . Porém, para quem deseja arrojar, esse é o momento.

Com dinheiro na mão ou uma boa carta de crédito, você poderá negociar um valor bem atraente com as empresas imobiliárias. Devido ao rápido crescimento de Itapema, elas precisam de muito capital para continuar investindo e fazendo o negócio girar.

Afinal, quanto mais capital para investimentos elas tiverem agora, mais empreendimentos elas poderão oferecer depois do fim da crise econômica. Após 2018, projetamos uma valorização superior aos 15% ao ano.

Portanto, Itapema é o local ideal para quem quer unir a possibilidade de diversão durante as férias ou a tranquilidade de uma moradia fixa a um excelente investimento no mercado imobiliário. Ao contrário de muitas localidades no Brasil, o mercado de Itapema é sólido e não é baseado em táticas de especulação financeira. Todos os artistas e empresários que investiram aqui não se decepcionaram e ainda são vistos nas redondezas todo o verão. Então, abandone o medo e venha ser mais um proprietário da região.